Plano de Rigging

Plano de Rigging - Formação e Desenvolvimento de Riggers

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RIGGERS
COM BASE NAS NORMAS E NAS MELHORES PRÁTICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
ONLINE VIA VÍDEO CONFERÊNCIA

1 - apresentação

Com o aumento da demanda por serviços de içamento de cargas e conseqüentemente por mão-de-obra especializada para as atividades relacionadas, torna-se necessário formar profissionais capazes de planejar e executar com eficácia estas operações. Caso contrário eleva-se consideravelmente o risco dos problemas nas operações, quase sempre com elevados danos materiais e humanos.

2 - objetivo do treinamentos

Proporcionar ao aluno conhecimento sobre as etapas essenciais da leitura, elaboração, contratação, recebimento e fiscalização de planos de rigging para operações com um guindaste telescópico, em terra, de cargas usuais.

3 - alguNs clientes deste curso

Agência Marítima Orion, Aratec Manutenção e Instalações, Belov Engenharia, Brandão Filhos Fortship PE, BSM Engenharia S/A, Caterpillar Brasil Ltda., Concremat Construtora Norberto Odebrecht; CPC Construção e Processos, Emerson Power do Brasil, Engenharia e Tecnologia, Espiral Engenharia, Etis Transportes Irmãos Silva, Êxito Imp e Exp, FAAB Engenharia Ltda., Garcia Guindastes, Guindastes Centro Oeste, Gulftainer do Brazil OP, Intermoor do Brasil Serviços Offshore de Instalação Ltda., Intermarine International Marine Ltda., IRGA Lupercio Torres; Irmãos Passaúra Locações, Julio Simões Logística, Locar, Logos Engenharia, M1 Engenharia, Makro Engenharia, Metamont Montagens, Marine Production System, Multi-Rio Oper Portuárias S/A, Novelis do Brasil Ltda., Ormec Engenharia, Petrobras, Pino Saraiva, Pollo Montagens Industriais, Polo Operações Portuárias, Poseidon Marítima, Procter & Gamble do Brasil, Sagres Agenciamento Marítimo, Samarco Mineração, Saraiva Equipamentos, SENAI-RN, Sistermi Locação de Máquinas e Equipamentos, Sivieri e Sivieri Ltda., Tecon Rio Grande, Tecvix Planejamento e Serviços, Terminal Libra Rio, TNL Indústria Mecânica Ltda., Tracomal Terraplanagem e Construção, Transportes Brusiane Ltda., União Engenharia, Vale, Vale Fertilizantes, Wind Power Energia S/A, Wood Group Brasil, XCMG Brasil, entre dezenas de outras.

4 - a quem se destina

Todos os envolvidos direta ou indiretamente nas operações de içamento e movimentação de cargas com guindastes telescópicos terrestres: gerentes operacionais, engenheiros, técnicos, operadores de guindastes, supervisores, engenheiros e técnicos de segurança.

5 - programa

•  Definições, normas e referências bibliográficas;

•  Unidades de medidas;

•  Atribuições e responsabilidades do Rigger;

•  Tipos de guindastes;

•  Partes e componentes dos guindastes telescópicos;

•  Conceitos fundamentais de amarração e içamento de cargas;

•  Determinação do peso e centro de gravidade;

•  Cabos de aço para eslingas: tipos, características e especificações;

•  Acessórios para eslingas;

•  Lingas de cabo de aço: dimensionamento para os casos mais utilizados;

•  Lingas de cintas: dimensionamento e utilização;

•  Balancins;

•  Especificação e utilização correta dos acessórios;

•  Dimensionamento do moitão e passada de cabos;

•  Planejamento próximo a redes elétricas;

•  Utilização das tabelas de carga do guindaste;

•  Composição da carga para içamento;

•  Planejamento do apoio do guindaste sobre o solo, próximo a muros e taludes;

•  Cálculo da força transmitida ao solo pelas patolas;

•  Orientação quanto aos estudos de solo;

•  Efeito do vento no guindaste e na carga;

•  Planejamento do içamento com 1 guindaste telescópico;

•  Configuração do guindaste;

•  Checklist para o Plano de Rigging;

•  Checklist para a memória de cálculo do Plano de Rigging;

•  Inovações tecnológicas para elaboração dos projetos de içamento;

•  Exercícios de aplicação e exercícios complementares;

•  Análise de acidentes em içamento.

6 - INSTRUTOR | COORDENADOR   

INSTRUTOR: Eng. Mecânico Ronaldo de Proença Faria

Engenheiro Mecânico com experiência de quinze anos na indústria e familiarizado com rotina nos segmentos de Projetos de Montagens Industriais Mecânicos e Manutenções Industriais Mecânicas. Nestes dois segmentos, fazem parte da rotina de trabalho os departamentos de: Orçamento, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Finalização, Start upe Operação Assistida, sejam em grandes, médias e pequenas paradas de equipamentos e plantas, bem como, em projetos de curta e de longa duração. Vivência técnica de engenharia de campo seja em execução ou em fiscalização em equipamentos, tubulações, caldeiraria, estruturas metálicas e de gestão com os principais fornecedores de Engenharia e Tecnologia, tais como, Flsmidth, Loesche, ABB, FivesPillard, Dynamis, Schenck, Metso, Haver & Boecker, BeumerGroup, Aumund, Boldrocchi, VentiOelde, Hamon, Howden, Id Fan, Polysius, IKN, Tirax, Gambarotta e Voith, entre outros. 

COORDENADOR: Eng. Civil Leonardo Roncetti

Engenheiro de estruturas formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialista em estruturas metálicas, pós-graduado em recuperação e reforço de estruturas. Mestre em Engenharia Offshore com ênfase em Içamentos, pela COPPE-UFRJ. Doutorando em Engenharia de Içamentos na COPPE-UFRJ. Pesquisador na área de Içamentos e montagem onshore e offshore. Membro da Comissão de Estudo Especial de Cabos de Aço e Acessórios (CEE- 113) do CB-50 da ABNT. Membro da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas. Atua há mais de 10 anos na elaboração de projetos de obras industriais de grande porte, solucionado as questões de Içamentos, instalação, montagem, desmontagem e movimentação. Participa de projetos de Içamentos onshore, além de projetos offshore e de lançamentos submarinos. Desenvolvedor de softwares de simulação de operações de guindastes em ambiente 3D. É Diretor da empresa TechCon Engenharia e Consultoria - www.techcon.eng.br. Veja o currículo de inteiro teor do Coordenador: Currículo do Eng. Leonardo Roncetti. 

7 - METODOLOGIA

VIA VIDEOCONFERÊNCIA. Exposição interativa com uso de recursos audiovisuais e técnicas que incentivam a participação e o aprendizado. Aplicação de exercícios. Apresentação de cases. Utilização de maquetes. Suporte pós-curso, online durante 60 dias.

8 - MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES 


São Paulo:
 (11) 2626-1674
Florianópolis: (48) 3181-0275
Porto Alegre: (51) 2626-5745

WhatsApp:
 (27) 9-8805 9668



 

Plano de Rigging - Via Videoconferência

VIA VIDEOCONFERÊNCIA, EM SUA CASA OU ESCRITÓRIO

Data: 19 e 20 + 26 e 27 de NOVEMBRO de 2021
Horário: sexta - 18:30 às 22:30 horas; sábado - 09:00 às 18:00 horas
.
Duração: 24 horas-aula.
Local: em sua casa ou escritório.



Criação e Realização Rigging

                  

Aproveite e acesse o site da TechCon Engenharia e Consultoria. Lá você encontrará um vasto material técnico multimídia sobre Rigging Onshore e Offshore, Engenharia de Estruturas e outros importantes temas da Engenharia.

Mais Informações

São Paulo: (11) 2626-1674
Florianópolis: (48) 3181-0275
Porto Alegre: (51) 2626-5745

WhatsApp:
(27) 9-8805 9668

Mande-nos uma mensagem

Condições para aceite das Inscrições

1. Cancelamento de inscrição: para cancelamento da inscrição é necessária a comunicado expressa com no mínimo 05 (cinco) dias úteis de antecedência da data do curso. Caso o cancelamento não seja efetuado nesse em tempo, a Organização ou participante Pessoa Física terá direito a uma Carta de Crédito no valor de 80% da inscrição efetuada, com validade de 12 (doze) meses, para participação em um próximo curso. O não comparecimento ao curso, sem o prévio cancelamento da inscrição, não dá direito ao reembolso do valor pago.

2. Substituição de Participante: será aceita a substituição do inscrito por outro até 24 horas antes do início do Treinamento. 

3. Cancelamento do treinamento: à Educ.eng reserva-se o direito de alterar a data ou cancelar o evento objeto da Inscrição, por motivo de força maior ou quando não atingir o número mínimo de participantes necessário à sua realização. Neste caso, os valores pagos serão imediatamente devolvidos.

4. Reembolso de despesas: a Educ.eng não se responsabiliza pelo reembolso de despesas - passagens, hotéis e qualquer outra - feitas pelo inscrito antes da confirmação formal da realização do curso ou treinamento.

5. Declaração e Autorização: ao fazer a inscrição do participante, a Pessoa Física ou Jurídica declara estar de acordo com as condições acima e autoriza a emissão da Nota Fiscal de Serviço correspondente, no ato da confirmação da inscrição e da realização do curso ou treinamento por parte da Educ.eng, a ser enviada por meio eletrônico.