Inteligência de Marcado Aplicada ao Segmento Imobiliário

Inteligência de Mercado Aplicada ao Segmento Imobiliário

O curso de Inteligência de Mercado Aplicado ao Setor Imobiliário tem como objetivo proporcionar ao participante uma visão 360° do mercado por intermédio da correlação das principais variáveis que caracterizam a demanda e oferta neste segmento...

BELO HORIZONTE

COMPETÊNCIAS PARA A DECISÃO ÓTIMA EM SEUS EMPREENDIMENTOS 

1 - O CURSO

O curso de Inteligência de Mercado Aplicado ao Setor Imobiliário tem como objetivo proporcionar ao participante uma visão 360° do mercado por intermédio da correlação das principais variáveis que caracterizam a demanda e oferta neste segmento.

O fator crítico de sucesso no lançamento de um empreendimento imobiliário, no cenário atual, está diretamente atrelado à identificação da Viabilidade Mercadológica.

A inteligência de mercado permite o estudo de implantação de um produto, onde o empreendedor poderá visualizar oportunidades, identificar ameaças, tendo subsídios seguros que lhe permitam tomar a DECISÃO ÓTIMA.

Todo negócio voltado para o mercado imobiliário envolve investimentos de capital, onde seus retornos são, em sua grande maioria, realizados bem após o pagamento das despesas e investimentos, o que aumenta a necessidade de acerto e diminuição dos riscos.

Temos como diferencial deste treinamento: 

·  Passo a passo para aplicar a inteligência de mercado para lançar um novo empreendimento;

·  Exemplos elaborados em planilhas Excel e cases que serão disponibilizados aos participantes.

 

2 - objetivo do curso

O Treinamento se propõe encontrar o melhor modelo de entrada para os empreendimentos, bem como visualizar os cenários futuros que poderão ser enfrentados, norteando respostas para alguns questionamentos comuns, como: 

·   Qual a área de influência do meu projeto? Em outras palavras, quais regiões devem fazer parte do estudo? 

·   Qual a vocação imobiliária da região que pretendo empreender? 

·   Existe demanda para meu produto? 

·   Ela já foi ou está sendo atendida pela oferta? 

·   Qual perfil do set competitivo? 

·   Quem determina o preço do empreendimento é a oferta ou a demanda? 

·   Como calcular o preço pela ótica de quem compra (demanda)? 

·   Qual tabela de venda para meu produto?

 

O curso está formatado de forma a gerar valor em curto espaço de tempo, assim, utilizaremos de muita prática através de cases

de inteligência, bem como de exercícios com modelagem em planilhas de Excel.

 

3 - principais segmentos que demandam este curso

Construção Civil - Incorporação de Edifícios - Incorporação de Empreendimentos horizontais - Empresas Imobiliárias - Agentes Financeiros - Cooperativas Habitacionais - Empresas de Investimento - Empresas de Engenharia Consultiva - Engenheiros Civis - Arquitetos - Consultores Econômicos Financeiros - Consultores Imobiliários - Professores de Disciplinas Correlatas - Profissionais que lidam com tema.

4 - a quem se destina

Destinado a todos os profissionais das áreas imobiliárias, tais como: Loteadores, Construtores, Empreendedores, Incorporadores, Consultores, Investidores, Consultores e Corretores que desejam obter um diferencial competitivo no mercado.

5 - programa

I - PLANEJAMENTO DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO 

II - ESTRUTURA 

Como funciona um estudo de inteligência aplicado ao mercado imobiliário?
Estrutura do Estudo;
Ciclo das análises;
Quais variáveis são essenciais para estruturar uma análise mercadológica eficiente?
Determinação dos tópicos-chave de inteligência de mercado (Kits);
Como visualizar a Vocação Imobiliária de um terreno;
Como determinar a área de influência de um estudo;
Pretendemos responder aos seguintes questionamentos: 
Levando em conta o lançamento de um empreendimento na área de expansão (Loteamentos, condomínios), devemos estudar apenas o município onde encontra-se o terreno?
Em áreas adensadas, qual raio máximo a utilizar?
Como determinar uma área de estudo para regiões que estão sob o processo de crescimento intenso industrial e mercadológico? 

III - ASPECTOS LEGAIS 

Qual perfil do zoneamento local;
As restrições limitam seu uso;
Quais estudos são necessários para determinar a capacidade mínima de utilização do solo;
Um aproveitamento líquido do terreno baixo inviabiliza o lançamento de um produto? Como modular um projeto? 

IV - ANÁLISE MACRO E MICRO 

V - MERCADO

Geração de riqueza na Base da pirâmide – Como entender a dinâmica econômica de uma região? A região é promissora e pode gerar aumento de demanda por migração?

Perfil da geração de riqueza e sua estrutura de adensamento – Como entender o perfil do adensamento local alinhado com a capacidade de consumo?

Projetos Locais de Interferência positiva e Negativa. – Como identificar o se oportunidades e ameaças, público e privados, que poderão impactar diretamente no projeto/município? 

VI - INFRAESTRUTURA

Variáveis críticas para análise do entorno – Mostraremos um Check List completo com o escopo mínimo de variáveis que devem ser observadas e aprofundadas em cada estudo, considerando:
    Apartamentos;
    Loteamentos;
    Lojas;
    Salas comerciais;
    Shopping centers;
    Hotelaria;
    Centro de convenções;
    Equipamentos de Lazer.

Polos geradores de tráfego. Uma análise crítica dos segmentos básicos que uma família determina como relevante para migrar de região.

Quais infraestruturas básicas as famílias têm eleito como PRIORIDADE próximo aos seus empreendimentos? Mostraremos o resultado de mais de uma pesquisa realizada em todo Brasil. 

VII - COLETA DE INFORMAÇÕES – DEMANDA 

O que buscar: 

Sociodemografia; Mercado Imobiliário; Análise Qualitativa. Perfil de consumo. 

Onde buscar: 

Quais fontes usar (e como usar)? 
  Relatórios e customizações disponíveis. 

VIII - COLETA DE INFORMAÇÕES – OFERTA 

O que buscar: 

Como definir o set competitivo? Oferta pulverizada; Oferta de lançamentos?
Oferta futura, como capturar as informações de projetos que estão em fase de licenciamento?
Determinação do Set Competitivo (perfil e histograma).

 

IX - ANÁLISE E INTEGRAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

O que fazer com os dados? 

Seleção do Público Alvo – Perfil da demanda;

Hábitos de consumo x Perfil Sociodemográfico

Como determinar a capacidade máxima de endividamento de uma demanda?

Como determinar o valor de um produto (preço e tabela de venda) pela ótica da capacidade de endividamento? (Tabela Price e Sac).


Absorção Mercadológica 

Como visualizar o potencial de demanda líquida (demanda reprimida)?

Quantas famílias podem comprar os produtos ofertados?

Como estruturar um fator de absorção mercadológico (demanda / oferta)?

Qual fator de absorção seguro para determinar uma viabilidade mercadológica?

 

6 - INSTRUTOR

Prof. Cristiano Rabelo
Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas-FGV, MBA em Real Estate Development pela University of Southern Califórnia/FGV, graduado em Ciências Contábeis e especialista nas áreas de gerenciamento de projetos, originação e estruturação de empreendimentos, análise de viabilidade e Valuation. Atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas no MBA Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil e Diretor de novos negócios da Prospecta Inteligência Imobiliária, empresa especializada em estudo de viabilidade mercadológica e econômico – financeira para o segmento de Real State. Sua experiência profissional inclui cargo de diretoria em várias empresas do segmento imobiliário e diretoria da divisão econômico-financeira. É Sócio diretor do Grupo Prospecta Inteligência.

7 - METODOLOGIA

Exposição interativa com uso de recursos audiovisuais e técnicas que incentivam a participação e o aprendizado. Apresentação de cases. Aplicação de exercícios. Utilização de planilhas.

8 - LOCAL, DATA, HORÁRIO E DURAÇÃO

Veja na coluna à sua direita.

9 - valor do investimento

R$ 1.280,00 para Inscritos ou Associados de ENTIDADES PARCEIRAS – veja na página do curso.
R$ 1.350,00 para os demais Participantes.
Pagamento à vista, com boleto bancário na confirmação do curso.
Pagamento parcelado: R$ 200,00 (depósito bancário na confirmação do curso) + saldo em até 18 vezes através do PagSeguro, com despesas do parcelamento por conta do participante.

10 - INCluído no valor da inscrição

Coffee break;
Material didático para uso durante e após o curso;
Certificado emitido pela Visão Educacional e Instrutor.

11 - InscriçÕES via e-mail

Acesse o endereço www.educ.eng.br/inscricao.doc ou clique no botão abaixo para baixar a Ficha de Inscrição. Preencha e envie para o e-mail indicado no Item 6 do formulário. Aguarde a confirmação da(s) inscrição(ões) e as instruções para o pagamento.

 baixe inscr doc

Local e data - Inteligência de Mercado aplicada ao Segmento Imobiliário

BELO HORIZONTE - MG 

Data: 07 e 08 de JUNHO de 2018.
Horários: de 08:30 às 18:00 horas
.
Duração: 16 horas-aula.
Local e Hotéis nas imediações:
 consulte.

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Entidades Parceiras

BAHIA

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ceará

MÚTUA-CE - CREA-CE - SINAENCO - CAA-CE - AJA-CE - SINDIMÓVEIS-CE - AsBEA-CE - CRECI-CE - IAB-CE - CLUBE DE ENGENHARIA - ABENC-CE - CRECI-CE - CEC - Clube de Engenharia

ESPÍRITO SANTO

CREA-ES - SEE - SINDUSCON-ES -SINDICIG Guarapari - ADEMI-ES - SENGE-ES - SINDIMÓVEIS-ES - REDE NETIMÓVEIS - SINDARQ-ES - IAB-ES - SINAENCO-ES

GOIÁS

SINDUSCON-GO - ADEMI-GO - CRECI-GO - SECOVI-GO - CAU-GO - CREA-GO - MÚTUA-GO - SENGE-GO - SINDIMÓVEIS-GO - SINAENCO-GO - CENG - AGE

PARANÁ

SINDUSCON-PR - SENGE-PR - IAB-PR - CAU-PR - SINDARQ-PR - AEANOPAR - ASBEA-PR - ABENC-PR - IE do PR - AEAAG - AEAA Rio Negro - AEA São José dos Pinhais - SINAENCO-PA

RIO DE JANEIRO

CREA-RJ -SENGE-RJ - CRECI-RJ - OAB-RJ - ABENC-RJ - ADEMI-NI - SINDUSCON-RJ - SINDUSCON-SF

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Condições para aceite das Inscrições

1. Cancelamento de inscrição: para cancelamento da inscrição é necessária a comunicado expressa com no mínimo 05 (cinco) dias úteis de antecedência da data do curso. Caso o cancelamento não seja efetuado nesse em tempo, a Organização ou participante Pessoa Física terá direito a uma Carta de Crédito no valor de 80% da inscrição efetuada, com validade de 12 (doze) meses, para participação em um próximo curso. O não comparecimento ao curso, sem o prévio cancelamento da inscrição, não dá direito ao reembolso do valor pago.

2. Substituição de Participante: será aceita a substituição do inscrito por outro até 24 horas antes do início do Treinamento. 

3. Cancelamento do treinamento: à Visão Educacional reserva-se o direito de alterar a data ou cancelar o evento objeto da Inscrição, por motivo de força maior ou quando não atingir o número mínimo de participantes necessário à sua realização. Neste caso, os valores pagos serão imediatamente devolvidos.

4. Reembolso de despesas: a Visão Educacional não se responsabiliza pelo reembolso de despesas - passagens, hotéis e qualquer outra - feitas pelo inscrito antes da confirmação formal da realização do curso ou treinamento.

5. Declaração e Autorização: ao fazer a inscrição do participante, a Pessoa Física ou Jurídica declara estar de acordo com as condições acima e autoriza a emissão da Nota Fiscal de Serviço correspondente, no ato da confirmação da inscrição e da realização do curso ou treinamento por parte da Visão Educacional, a ser enviada por meio eletrônico.

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